Tratamento de varizes com espuma

Como é de conhecimento já bem difundido, as varizes podem ser tratadas com cirurgia convencional ( através de pequenos cortes) , podem ser tratadas com laser ou radiofrequência e, mais recentemente, com aplicação de espuma densa.

A aplicação de substâncias dentro de vasinhos ou varicoses também não é novidade. Muito se difundiu, principalmente na parte estética, a escleroterapia, o famoso ato de “secar os vasinhos com aplicação”. Mas utilizando a mesma fiolosofia, agora, podemos aplicar substâncias especiais para “Secar” vasos maiores.

Antes não se utilizava desta técnica, até por não ter segurança, ou ainda aprimorado as técnicas para isso. Ainda existe muito risco de mancha e lesões, pois, se utiliza substâncias bem mais agressivas que a tradicional glicose hipertônica.

Existe restrições pois para fazer esse tratamento, importante ter o aparelho de ecografia com doppler disponível para guiar o tratamento. Além de várias outras observações, desde a correta indicação.

Contudo, para pacientes com úlcera venosa, pernas já manchadas, e que tem alto risco cirúrgico. Essa alternativa encontra sua principal indicação.

O procedimento costuma ser feito ambulatorialmente ( ou seja, não necessitando de internação, o que é complicado em tempos de COVID) e pode ir caminhando para casa.

Orientações como uso da meia elástica ou mecanismos de compressão, riscos de inflamação, flebite, trombose e até tromboembolismo pulmonar devem ser considerados. E o mais importante, ter o acompanhamento do cirurgião vascular de sua confiança.

Luciano Vieira Barbosa Junior – Cirurgião Vascular –

CRM-PR 23568
RQE: 1376, 18241 e 26384


CREMESC 27367
RQE: 17760, 17761 e 18555

Deixe um comentário