Trombose

Trombose
Termografia ABcorps

Muito tem se falado em trombose, ainda mais as tromboses pós COVID. Contudo, espero esclarecer nesse post, para o público em geral, o que é a trombose.

Basicamente dividimos as tromboses em dois tipos: arteriais e venosas.

As tromboses arteriais acorrem nas artérias o que leva a formação de trombo dentro de uma artéria e obstrui o fluxo de sangue levando a isquemia ( falta de sangue ) onde aquela artéria levava sangue. Se ocorre numa artéria que vai para o cérebro, pode causar a isquemia cerebral ( AVC ou AVE – acidente vascular cerebral). se ocorre numa artéria que vai para perna pode levar a amputação da perna. Se ocorre na artéria coronária que leva sangue para o coração, ocorre o infarto agudo do miocárdio. E assim os sintomas e sinais vão depender de qual artéria foi acometida.

Nas tromboses venosas, essas acometem as veias, geralmente das pernas, mas também podemos ter trombose venosa em qualquer veia do corpo ( veia porta, veia mesentérica, veia jugular, etc). e os sintomas incluem dor, inchaço (edema) porém o grande problema é quando esses coágulos acumulam, se soltam e vão parar no pulmão. O que pode causar tromboembolia pulmonar. condição grave e potencialmente fatal.

Assim, para que ocorra a trombose basicamente precisamos de pelo menos uma condição seguinte:

  • Hipercoagulabilidade do sangue (tendência dele ficar mais “grosso” e coagulado)
  • Lesão do endotélio ( endotélio é a parte interna do vaso, e ele é delicado e evita a formação de coágulos, quando lesado como num acidente, pode causar trombose).
  • Estase do sangue ( o sangue precisa fluir, circular, se ele fica “parado” tende a coagular.)

O tratamento das tromboses é diversificado e precisa levar em consideração a causa, o local, os sintomas, os riscos e demais variáveis que não se pode criar um tratamento padrão para todos.

Espero ter esclarecido e consulte seu médico se necessário.

Luciano Vieira Barbosa Junior – CRMPR 23568

Termografia
Termografia ABcorps

Deixe um comentário